Microsoft inova com projeto-piloto de hidrogênio sustentável na Irlanda
- REDAÇÃO H2RADAR
- 1 de abr.
- 2 min de leitura

A Microsoft, em parceria com a ESB, está liderando um projeto-piloto inovador para alimentar seu data center em Dublin, na Irlanda, com energia de hidrogênio de emissão zero. Pela primeira vez, Células de Combustível de Hidrogênio serão usadas para fornecer eletricidade a um data center da empresa na Europa, fornecendo até 250 kW de energia limpa ao campus da Microsoft durante oito semanas.
O sistema desenvolvido converte hidrogênio sustentável armazenado em eletricidade, com o único subproduto sendo água pura. Esse avanço representa uma alternativa viável aos tradicionais geradores a diesel, eliminando emissões de carbono e poluentes atmosféricos nocivos, como dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio. Além de reduzir impactos ambientais, essa tecnologia se mostra promissora para a descarbonização do setor de data centers.
Aposta na descarbonização da rede elétrica
A iniciativa faz parte de um conjunto de projetos que a ESB planeja conduzir entre 2024 e 2025, explorando a versatilidade da tecnologia de células de combustível de hidrogênio. Além disso, a Microsoft tem ampliado seus investimentos em energia renovável, contribuindo para a redução da pegada de carbono do setor de tecnologia.
Em 2022, a empresa anunciou novos contratos para desenvolver mais de 900 megawatts de energia eólica e solar onshore na Irlanda, fortalecendo o compromisso com a transição energética. Esses esforços são fundamentais para alcançar as metas estabelecidas no acordo corporativo de compra de energia (CPPA) do governo irlandês para 2030.
A parceria entre Microsoft e ESB evidencia o potencial do hidrogênio como fonte sustentável de energia e reforça o papel da inovação tecnológica na busca por um futuro mais limpo e eficiente.
Assista ao vídeo do projeto AQUI:
Para mais informações, clique AQUI