A FIEC Summit 2023, segunda edição do evento realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará, proporcionou a todos os que estiveram em Fortaleza nos dias 25 e 26 de outubro, uma verdadeira experiência imersiva na nascente economia do Hidrogênio Verde.
As palestras e painéis contaram com expoentes da academia com o Instituto Federal do Ceará, Universidade Federal do Ceará, Instituto Mauá de Tecnologia, Senai, SESI, Instituto Euvaldo Lodi, MIT, Harvard, Fraunhofer entre outros, do setor privado com a NEA Hytron, Siemens, Casa dos Ventos, ABB, Qair, Fortescue, ArcelorMittal, TotalEnergies, EDP, White Martins/Linde, CIPP, Engie, entre outros, além de representantes dos governos do Brasil, Alemanha e Reino Unido. A abertura foi de Geraldo Alckmin, Vice Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comercio e Serviços.
Hidrogênio: Projetos científicos
Na oportunidade foram premiados os pesquisadores participantes do evento científico nas categorias “Projeto de Pesquisa” e “Trabalho Acadêmico”. Foi também homenageado com uma placa de reconhecimento por serviços prestados o bastante aplaudido Consultor de Energia da FIEC, Jurandir Picanço.
Outro ponto alto foi o espaço para os “Encontros de Negócios” onde dirigentes de Casa dos Ventos, Siemens, Fortescue, Qair, White Martins, Hytron, ABB, CIPP, SDE e SENAI receberam empresários e consultores para reuniões privadas com grande troca de experiências, além do estabelecimento ou fortalecimento de relacionamentos na cadeia de negócios no Hidrogênio Verde.
Mercado de Hidrogênio: oportunidades e negócios
O evento também contou com uma sessão de assinatura de acordos e contratos entre o Complexo Industrial Porto do Pecém e empresas investidoras em projetos para produção de Hidrogênio. Na oportunidade, Erick Torres, CEO da ArcelorMittal no Pecém declarou que a empresa tem interesse na compra de boa parte da produção do Hidrogênio a ser produzido no Hub do Ceará.
O evento foi patrocinado por IEL, SESI, SENAI, SEBRAE, White Martins, Fortescue, ABB, ArcelorMittal, casadosventos, ADECE. Governo do Estado do Ceará, Banco do Nordeste e Governo Federal, com apoio de Associação Caatinga, GIZ, GS Inima, Instituto Federal do Ceará, LÍMPIDA, SindiEnergiaCeará, PECEM, Qair, Santa Clara, SIEMENS, Universidade Estadual do Ceará e Universidade Federal do Ceará.
Visita técnica ao Pecém
Na sexta feira 27 foi realizada uma visita ao terminal que será dedicado ao escoamento da produção do Hub do Hidrogênio Verde do Pecém. Os participantes foram transportados por um ônibus 100% elétrico de propriedade da EDP. As baterias do veículo são carregadas por energia fornecida por uma usina solar offgrid instalada na área da UTE da EDP no Pecém e tem autonomia de 250 km. O chassis foi desenvolvido pela montadora chinesa BYD em colaboração com o grupo de pesquisa e desenvolvimento da EDP, com carroceria da brasileira Marcopolo, com recursos do Programa de P&D da ANEEL. O veículo é normalmente utilizado no pool de transporte de funcionários entre Fortaleza e a UTE no Pecém.
[]
Comments