A Empresa de Pesquisa Energética – EPE acaba de publicar um novo estudo que traz uma avaliação prospectiva das margens do sistema de transmissão da região nordeste para conexão de cargas de produção de hidrogênio.
A EPE vem acompanhando o grande interesse de empreendedores na instalação de plantas de produção de hidrogênio no Brasil. Segundo dados do Ministério de Minas e Energia, que é o órgão responsável por receber os protocolos de acesso de consumidores livres à Rede Básica, foram registrados o interesse de 11 projetos que totalizam um montante de 45,4 GW de potência instalada até 2038.
Com o objetivo de nortear o planejamento da transmissão e trazer uma sinalização para os empreendedores, a EPE tomou a inciativa de fazer uma análise prospectiva para avaliar a capacidade do sistema de transmissão da região Nordeste para o atendimento de cargas de grande porte.
Os resultados dessa avaliação são a primeira etapa do "Estudo prospectivo para inserção de cargas de hidrogênio na região Nordeste", com previsão de término em outubro de 2025, que terá como objetivo avaliar obras prospectivas para o aumento das margens para conexão de cargas de produção de hidrogênio na região Nordeste.
A margem foi avaliada para 8 pontos de conexão em 500 kV (Parnaíba III, Pecém III, João Câmara III, João Pessoa II, Suape II, Messias, Porto Sergipe e Camaçari II), abrangendo todos os estados da região geoelétrica do Nordeste.
Acesse o estudo AQUI:
(Fonte EPE)
Комментарии