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A transição para a mobilidade elétrica continua a transformar o mercado automotivo global, com vendas robustas de carros elétricos em 2024, totalizando cerca de 17 milhões de unidades. Apesar desse crescimento, especialistas apontam que a ampliação do mercado depende crucialmente da acessibilidade dos veículos, especialmente nos mercados emergentes e entre os consumidores do mercado de massa.
China lidera com carros acessíveis, enquanto Europa e EUA enfrentam barreiras de preço
A China consolida sua posição como líder na democratização dos carros elétricos, com cerca de 60% dos modelos vendidos em 2023 custando menos que os carros a combustão. Essa realidade reflete uma década de incentivos governamentais e avanços tecnológicos, como a redução no preço das baterias. No primeiro semestre de 2024, 95% dos carros pequenos vendidos no país já eram elétricos, contribuindo para que um em cada dois veículos vendidos no mercado chinês este ano fosse elétrico.
Na Europa, contudo, o cenário é diferente. Os carros elétricos permanecem em sua maioria voltados ao segmento premium, com preços cerca de 40% superiores aos veículos a combustão. Essa disparidade é uma barreira significativa para a adoção em massa, segundo a Comissão Europeia. O preço médio que consumidores europeus consideram aceitável é de €20.000, mas modelos elétricos acessíveis ainda são escassos. Nos Estados Unidos, apesar da redução no prêmio de preços dos veículos elétricos para 20% em 2023, os modelos mais baratos ainda começam em cerca de US$30.000, bem acima das opções a combustão mais populares.
![Fonte: relatório IEA](https://static.wixstatic.com/media/d0146c_a78b34f6984f4b18b7b22e65bad46018~mv2.png/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/d0146c_a78b34f6984f4b18b7b22e65bad46018~mv2.png)
Mercados emergentes e a necessidade de modelos compactos e econômicos
Nos mercados emergentes, a acessibilidade dos carros elétricos é uma questão central. Na Índia, modelos como os da Tata Motors, com preços abaixo de US$15.000, começam a se destacar, mas enfrentam forte concorrência de carros a combustão, cujo preço médio gira em torno de US$7.000. O Vietnã é um exemplo promissor, com a VinFast lançando SUVs compactos por menos de US$13.000, competindo diretamente com modelos chineses.
Apesar desses avanços, um desafio global permanece: a preferência por SUVs e veículos maiores. Em 2023, 60% das vendas de carros elétricos globais foram SUVs ou modelos grandes, uma tendência que encarece os veículos e limita sua penetração no mercado de massa.
REDAÇÃO RADARH2
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