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O governo da Bahia acredita que a Baía de Todos os Santos, na região metropolitana de Salvador, pode ser um grande hub de combustíveis sustentáveis e abastecimento de navios.
“Pode ser o e-metanol, pode ser o SAF, que vai ser o novo combustível de aviação renovável. Podemos produzir combustível renovável e a Baía de Todos Santos pode ser um excelente lugar para abastecimento de navios”, disse Paulo Guimarães, superintendente na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado, em entrevista à agência epbr.
A estratégia da Bahia busca aproximar produtores de hidrogênio verde e biocombustíveis dos seus consumidores finais, combinando a existência dos portos de Aratu, Enseada e de Salvador, com a proximidade do distrito industrial de Aratu e o Polo Petroquímico de Camaçari, além da Refinaria de Mataripe, controlada pela Acelen.
O hidrogênio, produzido a partir de biomassa ou eletrólise, seria destinado, em um primeiro momento, para a fabricação de combustíveis sustentáveis sintéticos – substitutos de metanol, etanol e gasolina – e SAF.
Posteriormente, para uso na indústria química, para fabricação de fertilizantes, e na siderurgia, para o aço verde.
A indústria marítima já reconhece a necessidade de preparar suas frotas para operar com combustíveis alternativos com biodiesel, metanol e amônia – a fim de reduzir suas emissões de carbono.
A dinamarquesa Maersk, por exemplo, encomendou oito navios capazes de operar com metanol neutro em carbono, o primeiro deles realizou este mês a primeira operação de abastecimento com metanol verde do Canal de Suez, no Egito.
O e-metanol é produzido a partir do hidrogênio verde e dióxido de carbono capturado. E o metanol verde é produzido a partir da gaseificação de biomassa.
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